Recent Posts

header ads

Alunos regressam às aulas na segunda fase de reabertura na África do Sul

Alunos regressam às aulas na segunda fase de reabertura na África do Sul
Milhares de estudantes sul-africanos regressaram esta segunda-feira às aulas na segunda fase de reabertura das escolas após quase quatro meses de confinamento no país que lidera o número de infeções de covid-19 em África.
Os alunos dos graus 6 e 11 regressaram esta segunda-feira às aulas depois de os colegas dos graus 7 e 12 terem já regressado no mês passado.
No regresso, os alunos tiveram de apresentar declarações assinadas pelos pais autorizando-os a retomarem a escola.
O Governo da África do Sul ganhou na semana passada um processo judicial que lhe permitiu prosseguir com a reabertura de escolas.
O processo pretendia que as escolas permanecessem fechadas devido ao perigo de a doença se espalhar entre alunos e professores.
Apesar da vitória, no entanto, nos últimos dias, o Governo adiou os planos para o regresso às aulas de alunos de outros graus de ensino, numa altura em que os casos confirmados da doença estão a acelerar no país.
A África do Sul tem 196.750 infeções pelo novo coronavírus, mais de 40% de todos os casos relatados pelos 54 países africanos, e registou 3.199 mortes.
Pelo menos 2.121 professores na província de Gauteng, que inclui Joanesburgo, a maior cidade da África do Sul, não regressaram às escolas por terem doenças que os colocariam em maior risco caso fossem infetados.
Desde a primeira fase da reabertura das escolas no mês passado, 968 escolas tiveram de fechar devido a surtos e 2.400 professores e 1.260 alunos deram positivo nos testes à covid-19.
Os pais que não se sentem à vontade para enviar os seus filhos de volta à escola foram encorajados a registá-los para a escolarização "online" fornecida pelo departamento de educação.
Em África, há 11.360 mortos confirmados em mais de 476 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.
A covid-19 já provocou mais de 534 mil mortos e infectou mais de 11,47 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. 

Enviar um comentário

0 Comentários

header ads