Recent Posts

header ads

Comemora se hoje o Dia da Mulher Moçambicana

País: Comemora se hoje o Dia da Mulher Moçambicana
Em Inhambane, a Organização da Mulher Moçambicana (OMM) é chamada a ser mais interventiva na implementação do decreto presidencial do Estado de Emergência, tendo em vista controlar a propagação do novo coronavírus.
Afua Juma do secretariado provincial da OMM em Inhambane, considera que na família ou na sociedade, a mulher deve assumir o seu papel de mãe, criando condições que possam garantir a implementação de acções para evitar a propagação da pandemia.
A fonte responsabiliza a mulher a encontrar mecanismos para encorajar a as crianças, o esposo e outro elementos da família a evitarem sair de casa, sem necessidade.
Afua Juma falava à Rádio Moçambique pela passagem hoje, do Dia da Mulher Moçambicana.
Na cidade de Chimoio, província de Manica, algumas mulheres que vão passar o 7 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana, em casa apelam ao reforço do cumprimento das medidas de prevenção do coronavírus.
Entrevistadas pela Rádio Moçambique, disseram que este extracto social joga um papel importante na divulgação das mensagens sobre a prevenção desta pandemia, dada a sua capacidade de mobilização.
Na província de Cabo Delgado, o primeiro secretário do partido Frelimo, apela ao envolvimento massivo da mulher moçambicana no processo de disseminação de mensagens de prevenção do COVID-19.
José Calima, diz que é importante que a mulher esteja na dianteira no processo de educação e sensibilização das pessoas a partir da família, fazendo acatar as mensagens divulgadas pelos sectores da saúde e pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, em torno do coronavírus.
José Calima falava em torna da celebração, hoje 7 de Abril, do Dia da Mulher Moçambicana, que este ano se assinala sob o lema: Eu sou geração igualdade”.
Para o primeiro secretário do comité do partido Frelimo em Cabo Delgado cabe a mulher o papel de mudar o comportamento da sociedade moçambicana para se evitar a propagação do CIVID-19, no país.
Em Cabo delgado, as cerimónias centrais comemorativas do Dia da Mulher Moçambicana vão ter lugar, esta manhã na cidade de Pemba, marcadas pela deposição de uma coroa de flores na Praça dos Heróis Moçambicanos, onde está prevista a participação de cerca de vinte pessoas.
Na província da Zambézia, a OMM em Quelimane, alerta as mulheres para não se deixarem enganar por falsas informações sobre o novo coronavírus, postas a circular nas redes sociais.
Para a secretária provincial da OMM, a mulher moçambicana deve seguir apenas as orientações transmitidas pelas autoridades governamentais do país.
Falando em entrevista á Rádio Moçambique por ocasião do dia Mulher Moçambicana que hoje se assinala, Irene Beira, disse ser importante deixar de lado a desinformação veiculada nas redes sociais e escutar a Rádio.
No Niassa, Margarida Inácio, exorta as mulheres a celebrarem esta data nas suas residências, como forma de prevenir o COVID-19.
Para a secretária provincial da OMM, a mulher como educadora, deve tomar a dianteira na implementação das medidas adoptadas pelo governo sobre a prevenção da propagação da pandemia.
Em Tete, o apelo da OMM é que a mulher fique em casa, dado que é momento de se prevenir do coronavírus.
Refere que em caso de necessidade de convívio, deve-se comemorar obedecendo o espaçamento definido e não nos habituais moldes.
O apelo foi lançado pela substituta da secretária provincial da OMM, Eguelina Chimangue, por ocasião das celebrações do Dia da Mulher Moçambicana.
Na cidade de Tete, para as habituais cerimónias de deposição de uma coroa de flores na Praça dos Heróis Moçambicanos, vão fazer parte somente algumas mulheres que vão representar as restantes.
Em Gaza, a secretária provincial da OMM apela ao envolvimento de todas as mulheres em acções de prevenção do novo coronavírus, por forma a conter a rápida propagação da pandemia.

Enviar um comentário

0 Comentários

header ads